23 abril, 2008

Ética

Saí da aula de ética com um mundo seco à minha frente.
Já há um tempo que eu penso que temos em nós um vazio existencial. Acho que desde meu primeiro ano. Só que eu não conseguia 1) lidar com ele e 2) defini-lo. Assim como a Tia Poh falou sobre a saudade. Sentimos, não conseguimos definir e ela está lá. Mas a saudade passa. A vontade passa. O amor passa (será? Acho que sim). Mas o vazio não. Ele nunca some.
A aula de ética pega o meu vazio, mistura ele com filosofia, mergulha em psicologia e tira do balde pingando de sangue. Isso dói, porra! Responda para mim, você que faz psicologia: o que é psicologia? Qual o objeto de estudo dela? Qual a diferença entre as linhas psicológicas?
Vamos às respostas. Primeiro a mais fácil, a diferença entre as linhas é muito ignóbil. Olhe num livro. Psicanálise, Análise Comportamental, Humanismo, Gestaltismo, Cognitivismo... Davidoff te explica direitinho, mas leia com cuidado senão ele te puxa junto com a sardinha.
A outra que pode ter uma resposta é a primeira. A psicologia é uma ramo do conhecimento humano sobre si mesmo e sua interação com o mundo. Sendo bastante raso, mas falando algo sobre psicologia, é isso.
Já o objeto de estudo da psicologia é.... eu não sei. Depende?, é uma boa resposta. Se vc seguir a psicanálise, o objeto é a psique humana e sua estrutura (ou isso é o método usado?). Se seguir a Análise Comportamental, é o comportamento humano (R - a resposta ao estímulo) e sua interação com o meio (S - o estímulo). Se seguir o cognitivismo, é como se dão os processos mentais que se seguem em seu cérebro/mente (há mesmo uma diferença mente/cérebro? Dualismo, ou monismo?)
No meu entender, estudante do 6o. período de psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (espero que isso conte para algo... nem que seja para críticas), o objeto de estudo da psicologia são as dúvidas. Ou seja, seguindo a idéia de Descartes ("penso logo existo"), é a filosofia do ser (verbo) humano. Mas isso não está relacionado com o Humanismo? Então a psicologia é o humanismo? Voltei de onde saí... não sei.
E qual o propósito dessa discussão toda? Além de mostrar minhas preocupações por dever escolher uma dessas maneiras de ver o mundo, a questão que se coloca é: como eu vou ser psicólogo sem saber o que é psicologia, para que ela serve e como fazer psicologia. Desculpem. Estou, então, perguntando: de onde vim, para onde vou e o que faço aqui... Puto vazio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente, me citando e tudo mais! Cadê a referencia? Tem que faz a coisa bonitinha... ABNT e tudo! hahhahaha

Você nao sabe o quanto já me perguntei sobre todas essas questôes. Não sei até que ponto posso falar que vou me formar para me tornar uma psicóloga. Afinal, o que é uma psicóloga? O difícil é quando te ensinal a questionar e não a responder. Não há problema nisso... qustionar é sempre mais ineligete que responder... mas e quando quem te ensinou isso vem hipocritamente te cobrar uma resposta depois?
A posição vazia na verdade é mais cheia que tudo!
(quero pesar mais com você!)

Anônimo disse...

Quanto mais eu te conheço, mais eu gosto de você!